Nuno Margarido
Nuno Margarido
24 Nov, 2016 - 09:04

Fábrica da Tesla em Portugal pode ser uma realidade

Nuno Margarido

Há um grupo empenhado em colocar a fábrica da Tesla em Portugal. Será o suficiente para convencer Elon Musk?

Fábrica da Tesla em Portugal pode ser uma realidade

Uma fábrica da Tesla em Portugal? Sim, é possível. A hipótese está em cima da mesa e a ser estudada por Elon Musk, o patrão da fabricante de veículos elétricos. O empenho demonstrado em solo nacional tem sido grande, desde o Ministério da Economia ao AICEP, agência que capta investimento para Portugal, passando ainda por um grupo informal que foi criado no Facebook que já conta com 18.239 membros.

A localização geográfica de Portugal, a forte exposição solar e as explorações mineiras de lítio são fatores que jogam a favor da construção da fábrica da Tesla em Portugal. Há, porém, outros territórios em estudo como Espanha, França e Holanda.

Segundo o Jornal de Negócios, Elon Musk tem mantido contactos oficiais com o Governo e com António Costa. Premissa que fortalece a hipótese da construção da fábrica da Tesla em Portugal.

O nome da fábrica que a Tesla pretende implementar na Europa terá o nome de Gigafactory 2. A Gigafactory original encontra-se em construção em Freemont, nos Estados Unidos da América (deverá estar pronta em 2017), e poderá criar cerca de 6500 empregos diretos e mais de 22 mil empregos indiretos.

A Tesla deverá escolher o local que irá receber a Gigafactory 2 no primeiro trimestre de 2017.


Veja também: