Nuno Margarido
Nuno Margarido
09 Jun, 2017 - 06:07

Fim do roaming chega a 15 de junho

Nuno Margarido

Vá passear ao estrangeiro e fale como se estivesse em casa. A União Europeia anunciou o fim do roaming no próximo dia 15 de junho.

Fim do roaming chega a 15 de junho

O dia 15 de junho promete vir a ser histórico com o anunciado fim do roaming dentro da União Europeia. A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia chegaram finalmente a acordo sobre os preços que as operadoras podem cobrar umas às outras quando um cidadão europeu decide viajar para outro país dentro da União Europeia.

Roaming chega ao fim a 15 de Junho

placeholder-1x1

O fim do roaming é um tema que já tem vindo a ser falado há bastante tempo. As dúvidas, contudo, dissiparam-se no passado dia 1 de junho com o Conselho Europeu a anunciar o acordo que permitirá efetivar o fim do roaming e dos custos acrescidos quando viajamos lá para fora.

Segundo um comunicado divulgado pelo Conselho, “os novos tectos devem ser baixos o suficiente para possibilitar que os operadores ofereçam o roaming sem custos aos seus clientes sem aumentar os preços domésticos”.

O que é que isto quer dizer? Que a partir de 15 de junho, poderemos viajar para qualquer país que seja membro da União Europeia e utilizar o telemóvel como se estivéssemos em “casa”. Poderemos fazer chamadas, enviar SMS e aceder à internet sem gastar uma taxa acrescida.

Mas atenção… o prometido roaming grátis não é ilimitado e a União Europeia também já anunciou uma “Política de Utilização Responsável” para que os cidadãos europeus não abusem da nova liberdade.

Veja também: