Ekonomista
Ekonomista
01 Fev, 2017 - 11:28

Instituições chegam a acordo informal para fim do roaming em 15 de junho

Ekonomista

Os fim das tarifas de "roaming" na União Europeia está acordado. 

Instituições chegam a acordo informal para fim do roaming em 15 de junho

A União Europeia (UE) chegou, esta madrugada, a um acordo informal sobre o fim das tarifas pelo uso de telefones móveis noutro Estado­ membro (‘roaming’) a partir de 15 de junho, anunciou o Conselho da UE em comunicado.

Segundo o comunicado, chegou­-se a acordo informal num preço máximo a retalho­ que as operadoras podem cobrar umas às outras pelo ‘”roaming”, que passa a ser­ 0,032 euros por minuto (em vez doas atuais 0,05 euros) para as chamadas de voz em “roaming” e de 0,01 euros (menos um cêntimo) para as mensagens escritas (SMS).

De acordo com informações da agência Lusa, “os novos tetos devem ser baixos o suficiente para possibilitar que os operadores ofereçam o ‘roaming’ sem custos aos seus clientes sem aumentar os preços domésticos”.

O acordo alcançado pelas três instituições envolvidas na negociação das tarifas de “roaming” (Conselho da UE, Comissão Europeia e Parlamento Europeu) tem ainda que ser confirmado pelos Estados ­membros e pelos deputados europeus. 

Dados Móveis

No que respeita ao uso de dados móveis, está prevista uma redução progressiva dos atuais 50 euros por “gigabyte”, para os 7,70 euros por “gigabyte”, já a partir de 15 de junho. Em janeiro de 2018, passa para seis euros, e no ano seguinte o valor desce para 4,50 euros. Até 2022, o valor deve baixar até aos 2,50 euros.

A Comissão Europeia propôs que as novas regras sejam avaliadas a cada dois anos, devendo o primeiro relatório ser apresentado em 15 de dezembro de 2019.

Veja também: