Publicidade:

Fisco criou equipa para vigiar, seguir e fotografar contribuintes

Depois da operação STOP na autoestrada, a direção de Finanças do Porto está envolvida em nova polémica.

Fisco criou equipa para vigiar, seguir e fotografar contribuintes
Ministério das Finanças tem uma auditoria em curso

Depois da operação “Ação sobre Rodas”, em que elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira – com o apoio de agentes da GNR – cobraram dívidas na autoestrada, a direção de Finanças do Porto está envolvida numa nova polémica.

De acordo com a notícia divulgada pela Jornal Económico, esta direção criou uma equipa de investigação criminal que, sem ordens de serviço escritas, vigiou, seguiu e fotografou contribuintes suspeitos de crimes fiscais.

Sabe-se que, após uma denúncia, com base numa atuação à margem da lei, a Autoridade Tributária (AT) avançou com uma auditoria.

A este propósito, o Ministério das Finanças garantiu ao mesmo jornal que esta equipa “secreta” foi criada por proposta do anterior diretor de Finanças do Porto, José Manuel de Oliveira e Castro, que se demitiu na sequência da forma como decorreu a “Ação sobre Rodas”.

Questionada sobre denúncias de uma alegada atuação à margem da lei, fonte oficial do ministério liderado por Mário Centeno revelou que decorre uma auditoria, após uma chamada de atenção por parte de um sindicato.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].