Publicidade:

Vai casar? Fisco quer ficar com 10% das prendas em dinheiro

Se não declarar os donativos superiores a 500 euros, arrisca-se a pagar uma multa que pode chegar ao dobro do imposto em falta.

Vai casar? Fisco quer ficar com 10% das prendas em dinheiro
Autoridade Tributária vai intensificar ações de fiscalização

Se recebeu ou espera receber donativos monetários num valor superior a 500 euros, saiba que a lei estabelece a obrigação do pagamento de uma taxa de Imposto do Selo de 10%.

No caso de o montante não ser declarado ao Fisco, arrisca-se a pagar uma multa que pode chegar ao dobro do dinheiro do imposto em falta.

A Autoridade Tributária vai intensificar as ações de fiscalização em casamentos e batizados para verificar se as receitas adquiridas foram declaradas para efeitos fiscais.

Se, por exemplo, receber uma prenda em dinheiro no valor de 1000 euros, terá de pagar uma taxa de 100 euros. Isentos do pagamento à Autoridade Tributária ficam os donativos feitos entre “cônjuge ou unido de facto, descendentes e ascendentes”. Esteja atento.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].