Hugo Moreira
Hugo Moreira
30 Ago, 2010 - 00:00

Formação – Regalia mais importante para a maioria dos portugueses

Hugo Moreira

A seguir ao salário, mais de metade dos portugueses activos consideranm que a formação é o maior benefício concedido pelos patrões.

Formação - Regalia mais importante para a maioria dos portugueses

Segundo um estudo internacional divulgado hoje, mais de metade dos portugueses activos condidera que depois do salário a melhor regalia que podem receber é formação.

O estudo da empresa de gestão de recursos humanos – Kelly Services, teve como base inquéritos feitos a 134 mil trabalhadores, entre os quais mais de 16 mil eram portugueses.

Os resultados dos questionários revelam que para 54% dos portugueses, a formação é a regalia mais valorizada; 14% afirma que valoriza os benefícios de saúde e flexibilidade de horário; 6% dá valor à possibilidade de usar o carro da empresa; 4% aprecia benefícios de reforma e dias de férias; 3% dão importância à possibilidade de trabalhar à distância e por último, 1% valoriza o seguro de vida.

A nível dos benefícios de saúde, 66% considerou mais atractivo o seguro de saúde, 13% a frequência de ginásios ou descontos, 11% valorizam exames médicos na empresa e 7% o exercício na empresa.

O estudo também revela que 45% dos trabalhadores afirma a possibilidade de serem mais produtivos se houvesse uma partilha dos lucros ou uma participação nas empresas.

Dos portugueses abrangidos pelo estudo, 44% tinham um contrato no qual uma parte do seu salário é variável e portanto, dependia dos objectivos de produtividade.

Dos restantes, 37% afirma que seria mais produtivo se uma parte dos seus salários dependesse de objectivos de desempenho.

Os sectores que apresentam maiores taxas de  de remuneração variável, baseada no cumprimento de objectivos e produção de resultados são o retalho, instituições bancárias, ciência/indústria farmacêutica e serviços públicos.

Veja também: