Nuno Margarido
Nuno Margarido
21 Nov, 2016 - 10:40

Fosun já é o maior acionista do BCP

Nuno Margarido

Com 16,7% do capital, a Fosun passou a ser o maior acionista do BCP depois de as negocições terem chegado a bom porto.

As negociações para a entrada da Fosun no capital do Millennium BCP foram bem-sucedidas. Numa operação que rondou os 175 milhões de euros, a Fosun passou a ser o maior acionista do banco português, com 16,7% do capital. O negócio deverá ainda ter uma segunda fase onde a Fosun reforçará o capital até aos 30%.

“Na sequência dos anúncios publicados em 30 de julho de 2016, 14 de setembro de 2016 e 28 de setembro de 2016, o Banco Comercial Português anuncia a aprovação pelo seu Conselho de Administração, do resultado das negociações com a Fosun Industrial Holdings Limited bem como do aumento, por colocação particular, do capital social do BCP”, partilhou a CMVM.

A entrada do novo acionista no BCP concretiza-se por um período mínimo de três anos. “O investimento efetuado pela Fosun é de longo prazo, ficando esse facto também bem patente no compromisso de manter um período de 3 anos de lock-up, condição que era considerada indispensável pelo conselho de administração do banco para uma operação deprivate placement e que demonstra o reconhecimento e a confiança no valor do BCP”.

Culmina assim aquele que deverá ser o primeiro investimento da parte da Fosun no BCP, uma vez que o grupo chinês já demonstrou interesse para que, numa segunda fase, possa vir a deter uma participação de cerca de 30%, tendo inclusivamente já obtido a autorização solicitada para esse efeito junto do Banco Central Europeu (BCE).


Veja também:

Artigos Relacionados