Ekonomista
Ekonomista
05 Jun, 2019 - 10:00

É um bom condutor? Acabou de ganhar três pontos na carta

Ekonomista

Passados 3 anos da entrada em vigor do sistema de pontos na carta de condução, os automobilistas exemplares foram premiados.

É um bom condutor? Acabou de ganhar três pontos na carta

Passados 3 anos da entrada em vigor do sistema de pontos na carta de condução, os automobilistas que durante esse período não cometeram infrações graves e muito graves foram premiados.

Se tem sido um condutor exemplar e nunca ficou sem pontos na carta de condução, então gostará de saber que esta segunda-feira foi premiado: ganhou mais três.

Isto é, passou a ter 15 pontos e pode ser considerado um motorista exemplar.

A possibilidade de acrescentar estes três pontos ao cadastro individual registado no Portal das Contraordenações está prevista desde a entrada em vigor do sistema de pontuação – 1 de junho de 2016 – e inscrita no Decreto Lei 114/94, de 3 de maio, referente ao Código da Estrada.

Na prática, de três em três anos um condutor pode ver aumentado em três pontos o seu registo – até um máximo de 15. Por exemplo, se este ano de 2019 um automobilista com 15 pontos cometer uma infração que lhe “custe” três ou mais pontos e até 2022 não volte a infringir o Código da Estrada volta a contar com o bónus de três pontos.

Veja também: