Nuno Margarido
Nuno Margarido
02 Out, 2017 - 08:22

Gira Lisboa, Gira – tudo sobre o novo serviço de partilha de bicicletas

Nuno Margarido

Já arrancou o sistema de partilha de bicicletas em Lisboa. O nome? É sugestivo… chama-se Gira.

Gira Lisboa, Gira - tudo sobre o novo serviço de partilha de bicicletas

Arrancou, finalmente, o serviço de partilha de bicicletas em Lisboa – o Gira. Por enquanto ainda só funciona no Parque das Nações, contudo, prevê-se que até ao final de outubro estejam disponíveis as 1410 bicicletas prometidas por 140 estações.

Gira pela capital portuguesa

placeholder-1x1

Em outubro de 2015, foi anunciada a criação de um sistema de bicicletas partilhadas em Lisboa. Uma vontade que começou a ganhar forma em julho de 2017, no Parque das Nações, onde foram realizados os primeiros testes. A concretização da ideia teve lugar no passado dia 19 de setembro, com o arranque oficial do Gira – uma ideia que pretende crescer (bastante!) até ao final de outubro.

Por enquanto, o sistema ainda só está a funcionar no Parque das Nações, onde foram realizados os testes. Contudo, prevê-se que até ao final de outubro estejam disponíveis as 1410 bicicletas prometidas.

Usar o Gira é bastante simples. Em primeiro lugar, é necessário instalar a aplicação móvel já disponível para os sistemas Android e iOS. Depois de instalar a aplicação é necessário introduzir dinheiro no sistema – o pagamento poder ser feito através de PayPal, referência multibanco ou saldo ePark.

Os preços são astronómicos? De todo. Um passe diário custa 10 euros, um mensal custa 15 euros e um anual custa 25 euros – estes dois últimos, disponíveis apenas para residentes em Portugal. Cada viagem tem um custo de 10 cêntimos para as bicicletas tradicionais. No caso das elétricas, acresce mais 10 cêntimos. Há, porém, uma boa surpresa… até ao final do ano, as viagens serão gratuitas.

Há ainda algumas regras a cumprir. Cada viagem deve ter a duração máxima de 30 minutos e caso seja necessário acrescentar tempo, é essencial que os utilizadores passem por uma nova estação para solicitar novamente o veículo. Se não conseguir, poderá ter que pagar uma “multa”… Se o tempo limite for ultrapassado, um utilizador terá de pagar 1 euro pela primeira meia hora adicional e 2 euros pelas restantes.

Para utilizar as bicicletas Gira terá de instalar a O pagamento poder ser feito através de PayPal, referência multibanco ou saldo ePark. As bicicletas estão disponíveis diariamente entre as 7h00 e as 24h00.

Veja também: