Ana Duarte
Ana Duarte
09 Jul, 2018 - 17:36

Gmail: os seus e-mails estão a ser lidos por terceiros

Ana Duarte

Os e-mails do Gmail estão a ser lidos por terceiros. O acesso é feito a partir de apps do Gmail instaladas pelos utilizadores. Saiba o que deve fazer.

Gmail: os seus e-mails estão a ser lidos por terceiros

Os e-mails do Gmail estão a ser lidos por terceiros. A empresa americana permite que funcionários de empresas de software, entre outras, leiam milhões de e-mails de utilizadores do Gmail.

Milhões de pessoas instalaram apps do Gmail. Ao fazê-lo, deram acesso total aos programadores de empresas externas às suas caixas de e-mail, sendo que, em alguns casos, os funcionários conseguiam ler os e-mails privados do utilizador, avançou o Wall Street Journal.

E-mails do Gmail estão a ser lidos por terceiros

A Return Path, uma empresa que recolhe dados para anunciantes e a Edison Software, ferramenta de organização de e-mail, são exemplos de entidades que tiveram acesso aos e-mails do Gmail. Deste modo, centenas de programadores puderam ler e-mails privados, segundo os termos e condições aceites pelo utilizador.

A Google diz que é preciso que os utilizadores aprovem o acesso às apps que instalam a partir das suas contas, bem como os detalhes acerca dos dados que são recolhidos, apesar de não estar claro que staff (e não máquinas) vão poder consultar as caixas de e-mails dos utilizadores do Gmail.

Como saber quem acede aos seus e-mails e remover acesso

Google
Fonte da imagem: Google/Divulgação

1. Vá a esta página para Verificação de Segurança, depois de ter feito login com a conta Gmail;

2. Clique em “Acesso a Terceiros” para ver que apps estão associadas à sua conta Google e depois no “i” para ver mais detalhes sobre essa ligação;

3. Pode remover o acesso de apps individuais à sua conta Google clicando no botão “Remover Acesso”.

Veja também