Luísa Santos
Luísa Santos
27 Set, 2018 - 16:30

Google autentica automaticamente os utilizadores no Chrome

Luísa Santos

Desde o lançamento da última atualização do Chrome (no início de setembro), a Google tem sido alvo de críticas. Saiba se a sua privacidade está em risco.

Google autentica automaticamente os utilizadores no Chrome

O Chrome 69, lançado no início de setembro deste ano, trouxe algumas novidades aos utilizadores, mas uma delas, não divulgada pela Google, irritou a sua maior parte. Desde essa data que a empresa faz login automático de todos os utilizadores do Chrome quando estes acedem a um site detido pela Google.

Autenticação automática da Google alvo de críticas

chrome

Aquilo que não está a ir ao encontro da vontade dos utilizadores é que, com a crescente falta de privacidade na Internet, esta “novidade” comprometa, ainda mais, os dados pessoais das pessoas. O que acontece é que a Google começou a autenticar os utilizadores do Chrome automaticamente quando estes acedem a sites detidos pela empresa – como, por exemplo, o YouTube.

Deve estar a pensar que isto já acontecia, o que é verdade, mas o que não sabe é que, a par disso, o utilizador é automaticamente registado no sistema de contas do Chrome: o Sync.

Antigamente, isto não acontecia, mas os dados dos utilizadores passaram, também, a ser gravados nesse sistema (isso inclui histórico de pesquisas, passwords, favoritos e outras informações).

O Sync sempre funcionou de forma independente, pelo que se esperava este desagrado dos utilizadores, mesmo depois da Google já ter garantido que o Sync está desligado até o utilizador dar ordem em contrário.

Veja também: