Clara Henriques
Clara Henriques
08 Jul, 2015 - 08:00

Governo anuncia novos estágios

Clara Henriques

O Governo acaba de anunciar mais uma leva de estágios profissionais, mas já se ouvem críticas a esta política.

Governo anuncia novos estágios

Há uma nova leva de estágios a caminho e quem o anunciou foi o Governo. A terceira edição do PEPAC – Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central já está disponível e oferece 1437 novas vagas para estágios profissionais.

As áreas mais abrangidas são a de Justiça e Segurança Social, sendo que as reações a esta notícia já se fizeram ouvir, criticando esta iniciativa e acusando o Governo de que cria estágios profissionais mas não contrata.

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

Fonte oficial do INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em funções públicas, revelou que “O PEPAC não prevê qualquer contratação após a realização do estágio, assumindo que esta prestação de trabalho pode conceder apenas uma valorização caso o ex-estagiário tente concorrer posteriormente a um concurso externo”.

Também os sindicatos já se fizeram ouvir, mostrando o seu desagrado e a sua reprovação a este programa. “É inaceitável ver o Estado a dar um exemplo tão mau. Fizeram várias rescisões por mútuo acordo, colocaram centenas de trabalhadores na mobilidade especial, cortaram reposições, e agora, a três meses das eleições, recorrem a mão-de-obra barata para ocultar as faltas de pessoal”, refere José Abraão da Fesap/Sintap.

A principal crítica recai principalmente para o fato de “não existir qualquer indicador de que os estagiários vão ser, efetivamente, contratados”, podendo com isso criar-se uma expetativa errada.


Veja também: