Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
18 Ago, 2014 - 08:15

Há mais dinheiro na banca para quem quer comprar casa

Margarida Ferreira

Com a crise é certo que os portugueses passaram a pedir menos empréstimos, nomeadamente para comprar casa, mas é hoje notícia que os bancos voltaram a ter mais dinheiro para emprestar.

Há mais dinheiro na banca para quem quer comprar casa

Os bancos têm mais dinheiro disponível para emprestar para a compra de casa. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, não se registava um volume destes de novos empréstimos desde Dezembro de 2011. Depois de terem visto os créditos à habituação em queda livre durante muitos meses devido à crise financeira, as famílias voltam agora a ver disponibilizados mais 200 milhões de euros para os créditos à habitação por parte da banca.

Este aumento foi gradual em Maio e Junho, sendo que no segundo mês registou-se mais 10,5% do que no mês de Maio e mais 28,21% do que há dois anos. No entanto, este valor atribuído aos empréstimos para a habitação continua a ser uma franja menor nos empréstimos totais. A verdade é que 60% do total dos empréstimos ainda vai para o sector empresarial. 

Os dados divulgados pelo Banco de Portugal revelam que “em Junho deste ano a banca emprestou 5,39 mil milhões de euros em novos créditos. Para as empresas foram 4,79 mil milhões de euros e para as famílias apenas os restantes 599 milhões de euros. Ou seja, mesmo com um aumento dos créditos concedidos para a habitação, o dinheiro disponível para as famílias representa apenas 11% do dinheiro emprestado”.

Veja também: