Clara Henriques
Clara Henriques
23 Mai, 2016 - 07:35

Há mais Simplex a caminho. Saiba quais são as medidas

Clara Henriques

António Costa já apresentou as novas medidas do Simplex, que foram recebidas com entusiasmo. Saiba o que muda.

Há mais Simplex a caminho. Saiba quais são as medidas

O Simplex, programa lançado ainda no Executivo de José Sócrates, voltou a ser notícia. António Costa acaba de lançar cerca de 255 novas medidas que prometem simplificar a vida às pessoas. Fizemos uma seleção daquelas que, no imediato, possam ser as mais relevantes. Conheça-as de seguida.

6 novas medidas do Simplex

1. Médico de Família: vai ser possível ter associado um médico de família assim que nascer. Para isso, basta pedir o Cartão de Cidadão.

2. Voto: vai ser finalmente possível votar antecipadamente e em qualquer lugar.

3. IRS Automático: esta é, sem dúvida, uma das medidas mais faladas. A proposta é que, em breve, não precise de entregar a sua declaração de IRS “caso seja trabalhador dependente (categoria A), aposentado ou reformado (categoria H). A informação necessária é enviada diretamente à Autoridade Tributária, sem prejuízo do direito de reclamar.”

4. Carta de Condução: boas notícias para este lado, uma vez que passa a ser possível renovar a carta de condução sem sair de casa.

5. Escola 360º: outra boa notícia é que passa a ser possível tratar de tudo o que refere à escola dos seus filhos através da internet. Notícias boas e práticas!

6. Balcão Cidadão Móvel: na região das Beiras e na Serra da Estrela vai ser possível ter acesso aos balcões de cidadão móveis, uma vez que vão estar disponíveis, ao abrigo do Simplex, 15 unidades móveis de serviços públicos que incluem a “prestação de cuidados de saúde aos cidadãos desta região”.


Veja também: