Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
16 Jun, 2014 - 15:07

Há milhares de famílias que não conseguem pagar casa

Margarida Ferreira

Há milhares de famílias em Portugal que não estão a conseguir pagar a prestação da casa. Um número que bateu o record em 2012, em plena crise económica, mas que continua a dar fortes sinais de preocupação.

Há milhares de famílias que não conseguem pagar casa

As fortes medidas de austeridade e a crise económica sentida nos últimos anos trouxe consequências muito graves para as famílias portuguesas. Segundo dados noticiados esta semana, os portugueses estão cada vez com mais dificuldades em pagar os seus créditos habitação
Estima-se que no final de Março, cerca de 149 mil famílias estavam em situação de incumprimento perante o crédito à habitação. Os dados garantem que em média há 80 portugueses por dia que deixam de conseguir pagar o empréstimo à habitação. Os números são da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal e mostram que “em termos numéricos, estamos a sentir que as famílias estão numa situação muito mais difícil do que no ano passado e do que no início da crise”, revela Natália Nunes, responsável pelo gabinete do sobreendividado da Deco, adiantando ainda que “no início da crise, as dificuldades foram diluídas porque havia poupanças das famílias, amigos e dos próprios. Hoje essa rede de protecção é inexistente”, conclui.

Os cortes de ordenados e o aumento do custo de vida fizeram com que as famílias deixassem de ter folga orçamental para conseguir fazer jus a todos os empréstimos contraídos. Normalmente, o empréstimo da casa seria aquele que as famílias tentariam aguentar mais tempo. Estes dados revelam que há milhares de famílias em Portugal que estão, de facto, impotentes face às dívidas.

Pode ler-se na notícia avançada que “no arranque deste ano, mais 14 071 famílias entraram em incumprimento – não pagaram ao banco durante mais de 90 dias. Que isto dizer que por dia, nos três primeiros meses do ano, 153 portugueses deixaram de conseguir cumprir os compromissos que tinham perante a banca, quer seja no crédito à habitação, consumo ou outros fins”.

Veja também: