Clara Henriques
Clara Henriques
07 Out, 2014 - 08:00

Há quem ainda acredite num segundo resgate para Portugal

Clara Henriques

Se as taxas de juro voltarem a subir, Portugal pode voltar a estar em maus lençóis. O fantasma de um segundo resgate ainda está bem presente.

Há quem ainda acredite num segundo resgate para Portugal

Numa altura em que estamos todos com sede de boas notícias e que sabe bem saber que o país possa estar finalmente, num rumo certo para sair da crise, ainda persiste o fantasma do segundo resgate, que é assumido por alguns especialistas da área.
Segundo notícia avançada, Ricardo Reis, professor na Universidade de Columbia, nos EUA, defende que Portugal “não está livre de um segundo resgate”. O professor indica que caso as taxas de juro voltem a subir, Portugal não se conseguirá afastar de um pedido de segundo resgate.

A notícia, avançada pelo jornal de Negócios, revela que esta opinião do académico Ricardo Reis é partilhada por outros académicos que estão a participar esta segunda e terça-feira numa conferência intitulada “Afirmar o futuro”, realizada em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. Este encontro tem como objectivo debater as políticas públicas para o país. Até ao fecho da notícia, Ricardo Reis, que é um dos académicos convidados, defendeu que “há instrumentos que podem ser usados a curto prazo e que permitam reduzir o risco de um segundo resgate”. Segundo o próprio, “estes instrumentos dependem exclusivamente das autoridades nacionais e passariam, poe exemplo, pela criação de instrumentos de mutualização de dívida na Europa”.

Veja também: