Luana Freire
Luana Freire
27 Nov, 2018 - 14:17

Infarmed retira do mercado dois lotes de creme para bebés

Luana Freire

A Autoridade Nacional do Medicamentou determinou que dois lotes de um creme indicado para bebés fossem retirados do mercado.

Infarmed retira do mercado dois lotes de creme para bebés

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento – determinou a retirada imediata do mercado de dois lotes de uma pasta cutânea indicada para bebés. Em causa estão os riscos para a saúde e os riscos de alergia.

Creme para bebés é retirado do mercado pelo Infarmed

Num comunicado oficial, publicado no site do Infarmed, as autoridades anunciam que identificaram na composição do creme para a pele a mistura de conservantes MethylisothiazolinoneMethylchloroisothiazolinone. Em causa estão os lotes de número 146724 e 146800 do creme cutâneo Basiderma.

“A utilização desta mistura de conservantes em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde”, afirma o Infarmed, esclarecendo a decisão que determina a suspensão imediata das vendas dos dois lotes em questão.

As entidades que tiverem em stock unidades dos lotes que tiveram a venda suspensa devem retirá-las das prateleiras, sendo proibida a sua comercialização. Ainda na nota oficial, o Infarmed aconselha os revendedores a procederem à devolução dos produtos.

As autoridades aconselham que os consumidores não utilizem a pasta cutânea Basiderma que sejam dos lotes indicados no comunicado.

O creme Basiderma promete acalmar e proteger a pele, inclusive as mais sensíveis, sendo ainda indicada a sua utilização contra as assaduras das fraldas.

Veja também: