Ekonomista
Ekonomista
11 Jun, 2018 - 14:47

Tem 18 anos e quer fazer um Interrail grátis este verão? Inscrições arrancam já amanhã

Ekonomista

Tem 18 anos e está à procura da viagem perfeita? Então tem até 26 de junho para se habilitar-se ao prémio de uma viagem de 30 dias. Sim, pode fazer um Interrail grátis.

Tem 18 anos e quer fazer um Interrail grátis este verão? Inscrições arrancam já amanhã

Os jovens da União Europeia (UE) que tenham 18 anos podem candidatar-se a partir de terça-feira, dia 12 de junho, a um Interrail grátis. Sim, leu bem: se tem 18 anos, inscreva-se até ao dia 26 e faça uma viagem de comboio de até 30 dias para visitar quatro Estados-membros.

Interrail grátis pela UE: habilite-se a ganhar uma viagem de até 30 dias

A partir de terça-feira, às 11:00 de Lisboa, e até à mesma hora do dia 26 de junho, todos os jovens de 18 anos já podem candidatar-se para concorrer a um bilhete de Interrail grátis. O prémio lhes dá a oportunidade de fazer a mochila e partir à descoberta da União Europeia, ao abrigo do programa DiscoverEU. As viagens podem ser feitas a partir de julho e até ao final de outubro de 2018.

interrail gratis

20 mil jovens vão fazer um Interrail grátis

O orçamento para este ano é de 12 milhões de euros e vai dar a 20 mil jovens de 18 anos a oportunidade de viajar pela Europa, conhecendo até quatro países-membro através de um itinerário de até 30 dias. A iniciativa DiscoverEU vai contemplar jovens das 28 nacionalidades que integram a UE, com quotas já fixadas e correspondentes à percentagem da população (em relação ao total da União Europeia).

A primeira fase das candidaturas vai dar bilhetes a 15 mil jovens para viajarem de ferry, comboio, autocarro e, até, de avião. O valor médio dos bilhetes é de 255 euros.

Este montante está sujeito a alterações quando os contemplados forem residentes das regiões ultraperiféricas, como é o caso dos Açores e da Madeira. Nesse casos, as regras gerais só são aplicadas a partir do momento em que os jovens chegam ao continente europeu.

Na segunda fase vão ser distribuídos 5 mil bilhetes para viagens  a acontecer no outono.

A Comissão Europeia já propôs o alargamento do programa DiscoverUE no próximo quadro financeiro plurianual – 2021-2027 -, prevendo um orçamento de 700 milhões de euros, que vão premiar mais 1,5 milhões de jovens europeus de 18 anos.

Veja também:

Artigos Relacionados