Nuno Margarido
Nuno Margarido
12 Set, 2016 - 08:35

Investimento da Tesla em Portugal para breve?

Nuno Margarido

O Governo pretende ver, num futuro próximo, investimentos da Tesla em Portugal – na área de veículos elétricos e respetiva rede de carregamento.

Investimento da Tesla em Portugal para breve?

Poderão estar para breve alguns investimentos da Tesla em Portugal. José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, reuniu-se com uma delegação da Tesla Motors com o objetivo de atrair, para Portugal, investimentos na área de veículos elétricos, da respetiva rede de carregamento e ainda o estabelecimento de uma representação da fabricante no país.

O objetivo do Ministério do Ambiente passa por “recolocar Portugal no grupo dos países mais avançados em termos de mobilidade elétrica” e complementar a aposta “com a atração de investimento verde estrangeiro para o nosso país”, confidenciou José Mendes numa entrevista ao jornal Expresso.

“Estamos a fazer investimentos avultados na rede de carregamento elétrico e completámos todo o regime jurídico da mobilidade elétrica para que os privados também criem redes de carregamento. E agora queremos atrair investimento para esta área”, afirmou o secretário de Estado, recordando o papel que a Tesla tem vindo a desempenhar na mobilidade por intermédio de veículos elétricos. 

Atualmente, a rede piloto de carregamento de veículos eléctricos MOBI.E conta com 1076 pontos de carregamento normal de veículos elétricos – que o Governo já admitiu modernizar até 2017 – assim  como instalar, até final do mesmo ano, mais 528 pontos de carregamento semirrápido e 50 de carregamento rápido.

Recorde-se que, em Maio, os portugueses que detinham um carro eléctrico da Tesla pediram a Elon Musk, líder da fabricante, um representante oficial para assistência às viaturas no país. Quatro dias depois, Musk respondeu afirmativamente.


Veja também: