Publicidade:

IVA de luz e gás desce a partir de hoje

Medida aplica-se aos contratos com potência mais baixa, abrangendo 3 milhões na luz e 1,4 milhões no gás.

IVA de luz e gás desce a partir de hoje
Boas notícias para as famílias portuguesas

A redução do IVA na componente fixa de eletricidade e gás natural para potência contratada até 3,45 kVA entra em vigor esta segunda-feira, dia 1 de julho mas aplica-se apenas aos consumidores com potência mais baixa.

A medida, que estava prevista no Orçamento de Estado para este ano, teve luz verde do Comité do IVA da Comissão Europeia para reduzir de 23% para 6% a taxa do imposto sobre os contadores com potência mais baixa.

Recorde-se que, apesar de não ser competência de Bruxelas autorizar a aplicação das taxas reduzidas, estas só podem avançar se o comité do IVA não se opuser. Recorde-se que, em outubro de 2011, com a troika, a taxa de IVA aplicável à energia elétrica e ao gás natural foi alterada, de 6% para 23%.

Na prática, a medida traduzir-se-á numa redução mensal de dois euros na fatura da eletricidade e gás, por agregado familiar.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].