Clara Henriques
Clara Henriques
13 Jan, 2016 - 08:50

Já validou as suas faturas? Já não tem muito tempo!

Clara Henriques

Este ano há funções novas para os contribuintes antes da entrega do IRS. Um delas passa pela validação das faturas no E-faturas.

Já validou as suas faturas? Já não tem muito tempo!

Este ano algumas das questões referentes ao IRS são novas. Um delas é a necessidade que cada cidadão tem de validar as suas faturas no portal E-fatura. Se ainda não o fez, saiba que só tem até dia 15 de fevereiro para entrar na sua área e fazer a validação de todas as faturas de 2015 que estão associadas ao seu NIF.

Apesar de estarmos todos avisados deste procedimento desde o início de 2015, a verdade é que parece que os portugueses estão a deixar as coisas para a última da hora, estando ainda em falta a validação de milhares de faturas.

O processo, no entanto, é simples. Quando entrar no E-fatura com os seus dados de login (os que utiliza no portal das finanças), vai encontrar todas as suas faturas, aquelas nas quais colocou o seu número de contribuinte ao longo de 2015. Só tem de categorizá-las, indicando se são de saúde, escolares, entre outras. Se não pediu fatura com o NIF no momento da compra, já não poderá fazê-lo.

Este ano, sempre que pagar algum serviço, lembre-se sempre que ao colocar o seu NIF as faturas serão aceites pelas finanças e poderá, desta forma, reduzir o seu imposto.

Tire meia hora do seu dia e entre no E-fatura. 15 de fevereiro está quase a bater à porta!


Veja também: