Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
04 Set, 2014 - 08:15

Lembra-se dos escudos? Ainda há alguns milhares escondidos por aí!

Margarida Ferreira

Há mais de dez anos que o Euro ocupou o lugar do escudo, mas ainda assim sabe-se agora que há milhares de notas de escudos que ainda estão na posse dos portugueses. Onde andará tanto dinheiro?

Lembra-se dos escudos? Ainda há alguns milhares escondidos por aí!

Quem não se lembra da saudosa nota de 500 escudos com a imagem de Mouzinho da Silveira ou da nota de mil escudos que valia tanto com Pedro Álvares Cabral? A verdade é que para quem acha que estas notas já desapareceram, desengane-se!

Apesar do euro já estar em vigor em Portugal desde 2002, há ainda muitos milhares de escudos que continuam escondidos por aí. Segundo os dados do Banco de Portugal noticiados hoje, no total são 31,718 milhões de escudos que ainda não foram trocados por euros. Estes valores resultam na moeda actual cerca de 158 mil euros.

Ainda é possível trocar escudos por euros?

Sim, a boa notícia é essa. Para quem ainda tem escudos em casa, pode trocar por euros, mas tenha atenção porque há datas de prescrição. Segundo a notícia avançada hoje, “quem não puder dirigir-se directamente às tesourarias do Banco de Portugal, pode enviar as notas por correio, acompanhadas de um pedido com indicação do nome e morada.
Se as notas tiverem de ser enviadas pela mesma via postal, o Banco de Portugal deduz o valor dos portes no reembolso. Por transferência bancária, basta que indique o nome da instituição de crédito onde deseja que seja efetuado o depósito e a respetiva referência bancária”.

As cerca de 20 mil notas de escudos devem ser trocadas até vinte anos após a sua retirada de circulação.

Veja também: