Publicidade:

LEMON’MATE: o refrigerante biológico artesanal da Why Not Soda

LEMON’MATE é o primeiro sabor dos refrigerantes biológicos artesanais lançados pela Why Not Soda, marca nascida em Portugal e criada por três alemães.

LEMON’MATE: o refrigerante biológico artesanal da Why Not Soda
O sabor refrescante que promete conquistar Portugal

Why Not Soda é uma marca de refrigerantes biológicos artesanais que surgiu de rompante no mercado português e promete refrescar-nos nos próximos tempos. Um estudo da Global Info Research revela que o negócio dos refrigerantes artesanais (ou craft soda) deverá crescer em todo o mundo 5,8% nos próximos 5 anos. Portugal estreia-se neste mercado através do delicioso e inovador contributo da Why Not Soda, empresa criada por três alemães. O primeiro sabor desta marca é o LEMON’MATE.

LEMON’MATE: uma bebida refrescante e inovadora


 

Os criadores da marca

Hendrik Raufmann, Nils Schwentkowsi e Steffi Hunstock são os criadores da Why Not Soda que pretende revolucionar o mercado com a sua proposta arrojada. Os três produtores da marca são alemães e, na riqueza e diversidade da sua cidade (Berlim), tornaram-se amantes de refrigerantes artesanais.

Assim, Steffi Hunstock desvenda que esse contacto foi importante para esta aventura em Portugal: “Para nós, era hábito provar novos sabores, perceber os níveis de açúcar e saber mais sobre os ingredientes. Agora queremos fazê-lo também aqui.” A sua visão é clara e cristalina. Eles estão conscientes e confiantes de que o caminho está traçado (o seu e, eventualmente, o de todos), e que o futuro passa pelo uso de produtos com certificação biológica.

Steffi Hunstock afirma mesmo que: “Quando chegámos a Portugal percebemos que o movimento de refrigerantes artesanais ainda era muito residual e que não havia marcas portuguesas. Por outro lado, o impacto ambiental de importar este tipo de produto (que é, na verdade, 95% de água) é ridículo. Mesmo sem todas as condições desejáveis, encontrámos um parceiro – a Cerveja Vadia – que nos apoiou muito nesta aventura. Então decidimos “why not” produzi-lo em Portugal?”

A Startup Lisboa, com o apoio do Turismo de Portugal, Delta, Sociedade Central de Cervejas e AHRESP, organizou o From Start-To-Table que é um programa que permite acelerar a introdução de conceitos relacionados com o ecossistema da restauração. Em 2018, a Why Not Soda venceu o prémio de melhor projecto não-tech.

O sabor original: LEMON’MATE

LEMON’MATE é o primeiro sabor lançado. A produção deste refrigerante tem certificação biológica e é feito, exclusivamente, em Portugal. Todos os ingredientes usados são naturais. Beber esta soda significa ingerir um refrigerante bem mais saudável do que muitos dos disponíveis no mercado. No fundo, irá apenas saborear limão com chá-mate, enriquecido com a energizante cafeína.

Atualmente, o LEMON’MATE encontra-se disponível na Grande Lisboa, Porto e região do Algarve, sendo já distribuído em mais de 80 pontos de venda.

O grande objetivo da marca é crescer de forma a proporcionar mais versões de refrigerantes saudáveis aos portugueses. Pois, tal como reforça Nils Schwentkowsi: “Estávamos habituados a entrar em qualquer mercearia e ver uma quantidade grande de marcas e sabores de refrigerantes. Queremos criar um movimento de refrigerante artesanal aqui e esperamos que, em 5 anos, também tenhamos muitos sabores diferentes e artesanais para experimentar”.

LEMON’MATE faz-nos constatar que mesmo as marcas mundiais mais emblemáticas neste setor podem ser facilmente preteridas por sabores substancialmente mais saudáveis e igualmente deliciosos.

Veja também: