Márcio Matos
Márcio Matos
17 Jan, 2019 - 17:06

Lisboa no top 10 das melhores regiões de vinho do mundo

Márcio Matos

Lisboa está no top 10 das melhores regiões de vinho do mundo. Quem o diz é a reputada revista americana Wine Enthusiast. Fique a saber mais sobre esta distinção.

Lisboa no top 10 das melhores regiões de vinho do mundo

A revista Wine Enthusiast é uma referência na área dos vinhos, registando já mais de 300 milhões de volumes impressos. Em termos internacionais, esta é das revistas com maior reputação, tornando a inclusão de Lisboa no top 10 das melhores regiões de vinho ainda mais digna de nota.

Lisboa no top 10 das melhores regiões de vinho do mundo, segundo a Wine Enthusiast

vinhos lisboa

Caraterísticas da região vitivinícola lisboeta

A diversidade de castas é enaltecida pela Wine Enthusiast e é justificada pelas caraterísticas singulares da região de Lisboa. A revista americana integrou a cidade lisboeta no seu top 10 dos melhores destinos vínicolas do mundo, em 2019.

Lisboa é uma região vitivinícola que integra as seguintes denominações de origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras. A entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos da capital portuguesa é denominada Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) e os Estados Unidos da América são, atualmente, o principal destino da exportação dos vinhos desta região.

Francisco Toscano Rico, presidente dos Vinhos de Lisboa, referiu que: “Estamos muito entusiasmados com esta distinção pois vem premiar o trabalho sustentado que temos vindo a desenvolver sobretudo nesta década, onde se tem registado um aumento no volume certificado e exportado, ambos sempre na ordem dos dois dígitos”.

Regiões distinguidas pela Wine Enthusiast em 2019

As 10 regiões distinguidas pela revista americana foram: Tasmânia, Austrália; Temecula, California; Beaujolês, França; Salonica (Tessalónica), Grécia; Província de Maipo, Chile; Lago de Garda, Itália; Lisboa, Portugal; Seattle, Washington (EUA); Lavaux, Suíça; Banguecoque, Tailândia, sendo Lisboa a única capital europeia distinguida.

Outras regiões vitivinícolas portuguesas que vale a pena conhecer

Portugal é, de resto, um país com diferentes regiões a produzir vinho de enormíssima qualidade, muitas das quais recebem prémios internacionais, todos os anos. As regiões vitivinícolas que o nosso país possui são: Região de Trás-os-Montes, Região do Douro, Região da Bairrada, Região do Dão, Beira Interior, Távora-Varosa e Lafões, Região de Lisboa, Região do Ribatejo, Região da Península de Setúbal, Região do Alentejo, Região do Algarve, Região da Madeira, Região dos Açores.

Fique a conhecer a riqueza do nosso país, região a região, e brinde a esta distinção de Lisboa como uma das melhores regiões de vinho do mundo com um copo de vinho, naturalmente de origem portuguesa.

Veja também: