Hugo Moreira
Hugo Moreira
06 Out, 2011 - 00:00

Lucros vs. Salários

Hugo Moreira

Esta é a questão que se coloca às empresas. O que é que irão sacrificar: os lucros ou os salários? O actual panorama de retracção no consumo e problemas de financiamento obriga a decisões dificeis, problema que já assola as famílias e agora também as empresas.

Lucros vs. Salários

Assim como as famílias que atravessam uma fase de redução de despesas, o que se traduz na contracção do consumo privado, também as empresas agora se queixam do mesmo problema, que aliás está directamente relacionado com o rendimento das famílias.

Tendo em conta o panorama actual, a solução passa por reduzir as margens de lucro ou então cortar nos salários, via despedimento ou pagando menos a cada trabalhador.

O que obriga a estas decisões dificeis são problemas como a quebra verificada na procura, quer interna, quer externa, o aumento do preço das importações, o agravamento da tributação, além do crédito cada vez mais caro.

De acordo com previsões do Banco de Portugal, a via será mesmo pelos despedimentos e a contínua eliminação dos postos de trabalho.

O BdP, no seu Boletim Económico de Outono frisa que além das dificuldades que as famílias já enfrentam, alia-se o facto da economia não ter capacidade de criar emprego.

Aliás, tendo em conta a evolução da actividade económica, o mais provável é até verificar-se uma redução no emprego de 1% em 2011 e 2012 , que levará a um aumento da taxa de desemprego.