Publicidade:

Maço de tabaco deve aumentar 10 cêntimos no próximo ano

O aumento do Imposto sobre o Tabaco previsto na proposta de OE2019 pode significar uma subida de cerca de 10 cêntimos no maço de cigarros, segundo a Deloitte.

Maço de tabaco deve aumentar 10 cêntimos no próximo ano
Haverá aumento do Imposto sobre o Tabaco no próximo ano

O Governo entregou esta segunda-feira, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento de Estado para 2019. De entre um conjunto vasto de medidas que vão ter um impacto significativo na vida e na carteira dos portugueses, consta o aumento do Imposto sobre o Tabaco.

De acordo com a consultora Deloitte, este aumento pode significar uma subida de cerca de 10 cêntimos no maço de cigarros.

De acordo com o que prevê a proposta do OE2019, a taxa do elemento específico relativo aos cigarros aumenta de 94,89 euros/mil cigarros para 96,12 euros/mil cigarros (aumento em linha com a taxa de inflação prevista para 2019).

“No caso de um maço de tabaco que custe hoje 4,90 euros, estima-se que o imposto adicional não ultrapasse os 5 cêntimos (assumindo para 2019 os valores de referência do tabaco à data de hoje).

Pretendendo os agentes económicos, pelo menos, manter as suas margens, um maço de tabaco que custe hoje 4,90 euros deverá passar a custar 5 euros”, disse à agência Lusa o fiscalista Afonso Arnaldo, da Deloitte.

Veja também: