Inês Bastos
Inês Bastos
16 Ago, 2016 - 10:09

Mães perdem mais horas de sono que os pais

Inês Bastos

Segundo um estudo recente, as mães dormem menos cerca de cinco horas por semana.

Mães perdem mais horas de sono que os pais

A Universidade de Queensland estudou os padrões de sono dos recém-papás e determinou que, comparando com mulheres sem filhos, as recém-mamãs têm menos 5 horas de sono por semana, em média. A comparação também foi feita em relação aos pais e concluiu-se que, apesar dos homens passarem a dormir menos horas do que os homens sem filhos, continuam a ter mais horas de sono do que as mães – perdem “apenas” duas horas por semana.


As horas de sono perdidas para pais e mães

Segundo o estudo da Universidade de Queensland, as horas de sono dos pais dependem, em primeiro lugar, da própria qualidade do sono do bebé, ou seja, da quantidade de vezes que ele fará os pais acordarem para mamar ou para simplesmente dizer que está lá e quer companhia. Se o problema for a fome a mãe é, quase obrigatoriamente, a chamada.

Por outro lado, nos primeiros tempos é a mulher quem tende a ficar em casa com o bebé, logo o pai tem de acordar para ir trabalhar e a mulher poderá, em teoria, aproveitar os momentos de sono do bebé para descansar. Durante o estudo, alguns pais assinalaram que aproveitam os fins-de-semana, altura em que o pai consegue estar mais tempo em casa, para repor o descanso.

A idade da criança também influencia o número de horas de sono dos pais: as mães com crianças com menos de um ano dormem, em média, 44,6 horas, enquanto os pais dormem 47,5 horas semanais. Quando a criança atinge os 4 anos, a diferença esbate-se um pouco e a mãe dorme 49,7 horas semanais e o pai 48,4 horas.



Vamos aos números

Os casais sem filhos dormem, em média, cerca de 50 horas por semana. Os que têm apenas um filho conseguem dormir, em média, 48,6 horas por semana. Se tiverem três filhos, o casal dorme em média 46,2 horas por semana. Já uma mãe com três filhos dorme, em média, 44,5 horas por semana, enquanto o pai dorme 48,2 horas.



Como resolver a questão?

Segundo um estudo publicado na revista Pediatrics, deixar o bebé chorar melhora a qualidade do sono – e não, pais, não magoa emocionalmente o bebé. No que diz respeito ao sono dos bebés existem várias teorias de pediatras, especialistas e investigadores com o simples objetivo de ajudar os pais a ensinarem a criança a adormecer sozinha à noite. Este novo estudo foi publicado em maio de 2016 na revista Pediatrics e diz que deixar o bebé a chorar melhora a qualidade do seu sono.

Veja também: