Nuno Margarido
Nuno Margarido
05 Fev, 2018 - 00:00

Uma descoberta recente revelou a maior gruta subaquática do mundo

Nuno Margarido

A maior gruta subaquática do mundo está intimamente ligada à história da civilização Maia.

Uma descoberta recente revelou a maior gruta subaquática do mundo

No passado dia 10 de janeiro, um grupo de mergulhadores e investigadores do projeto Gran Acuífero Maya (GAM) descobriu a que agora é considerada a maior gruta subaquática do mundo. No total, esta gruta conta com uma extensão de 347 quilómetros e faz a ligação entre duas cavernas subaquáticas no litoral leste do México.

Conheça a maior gruta subaquática do mundo


Após vários meses a explorar o labirinto de túneis subaquáticos, o projeto GAM descobriu finalmente a maior gruta subaquática do mundo – tem uma extensão de 347 quilómetros. Apesar de a senda ter iniciado há apenas alguns meses, um dos mergulhadores já procurava esta ligação há 14 anos.

A descoberta teve lugar no passado dia 10 de janeiro e foi anunciada cinco dias mais tarde. “Esta cova imensa representa o local arqueológico submerso mais importante do mundo, já que conta com mais de uma centena de artefactos arqueológicos, entre os quais evidências dos primeiros povos da América, assim como de fauna extinta e, claro, da cultura Maia”, revelou Gillermo de Anda, diretor do GAM.

A descoberta poderá ajudar a compreender o desenvolvimento daquela região, dominada pela civilização maia antes da conquista espanhola.

Veja também: