Ekonomista
Ekonomista
06 Set, 2019 - 09:19

Mãos à Obra! A 22 de setembro há encontro marcado para limpar o país

Ekonomista

O projecto” Mãos à Obra” quer que os portugueses se juntem para limpar a sua zona de residência no mesmo dia, à mesma hora. O objectivo? Recolher o máximo de lixo.

Mãos à Obra! A 22 de setembro há encontro marcado para limpar o país

Com início marcado para as 10 horas do dia 22 de setembro, a acção de limpeza “Mãos à Obra” deverá seguir um roteiro “criado pelo representante de cada zona”, que deverá também decidir a hora de término da acção, lê-se na página do Instagram da iniciativa.

O dia escolhido deve-se ao facto de, até 15 de Setembro, as Câmaras Municipais “serem responsáveis pela limpeza das praias e ruas”, uma vez que é o limite da época balnear. Decidiram, portanto, esperar para quando não houvesse ninguém a fazê-lo. O objectivo é “recolher o máximo de lixo”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Olá pessoal!! Antes de começar a dar as novidades queremos só dar uma breve explicação em relação ao projeto, para quem está a ouvir falar sobre isto pela primeira vez. O projeto “mãos à obra” consiste na limpeza de Portugal inteiro ao mesmo tempo, fazer uma limpeza geral. Nós somos um grupo de jovens, de diferentes zonas do país, de várias idades que se juntaram para limpar Portugal. Esta é uma iniciativa solidária e foi criada com base na ideia de uma jovem, Inês Durão. As zonas de Portugal que quiseram aderir já tem um representante e para aderir basta mandar-nos mensagem com a tua zona e nós iremos reencaminhar-te um grupo do whatsapp da zona respectiva. Caso a zona ainda não tenha representante, podes ser tu a ficar com essa responsabilidade, portanto junta-te a nós. Começando então com as novidades, já está decidida a data em que se irá realizar a primeira limpeza a Portugal. Será dia 22 de Setembro, domingo, com início as 10 horas da manhã e final definido pelo grupo da zona. Irá existir um roteiro a seguir criado pelo representante da zona e o almoço ficará por conta de cada indivíduo. A separação de lixo será no final da manhã e no final da tarde. A data foi alterada devido a vários fatores. Obtivemos a informação de que até dia 15 de Setembro as câmaras são responsáveis pela limpeza das praias e das ruas, devido a ser época balnear, e tendo em conta que já há alguém a fazê-lo agora, decidimos que faria mais sentido marcarmos para mais tarde, para conseguirmos recolher o máximo de lixo porque esse é o nosso único objetivo. É também mais fácil para se deslocarem para o local onde vão começar a limpeza, tendo em conta que é a um fim de semana e algumas pessoas precisam que os pais estejam disponíveis para os transportar, o que durante a semana não iria ser possível. Há também pessoas a participar no projeto que trabalham, e sendo ao fim de semana estamos a dar oportunidade a mais gente para estar presente. Por último, tendo em conta que ja estaremos em altura de aulas no dia 22 de Setembro, a divulgação do projeto até lá irá ser mais fácil, o que irá levar mais gente a ter conhecimento e a querer aderir. (Resto da info nos comentários)

Uma publicação partilhada por MÃOS À OBRA (@_maosaobra_) a 5 de Ago, 2019 às 2:06 PDT

Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Carcavelos, Chaves, Esposende, Estremoz, Famalicão, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Malveira, Monção, Montemor-o-Novo, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Peniche, Póvoa de Lanhoso, Santarém, São Miguel, Seixal, Torres Vedras, Valença, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Viçosa são os locais já confirmados, mas o número de cidades ainda pode aumentar. Todas as actualizações vão sendo feitas no site e no Instagram do evento.

Veja também: