Filomena Morais
Filomena Morais
01 Jun, 2017 - 06:14

Já viu estas mãos gigantes em Veneza?

Filomena Morais

Obra de um artista italiano, as mãos enormes que apareceram junto ao hotel de luxo Ca’Sagredo têm um objetivo.

Já viu estas mãos gigantes em Veneza?

Já viu estas mãos em Veneza? Trata-se de um par de mãos gigantes, que parecem sair da água do canal, junto à fachada do hotel de luxo Ca’Sagredo, construídas pelo artista Lorenzo Quinn, e com o título “Support”.

Support by Lorenzo Quinn: um par de mãos que pedem ajuda

Veneza está a ser ameaçada pela subida do nível das águas do mar, como aliás está a acontecer a vários locais do mundo, uma vez que, segundo um estudo levado a cabo pela universidade de Harvard, em 2014, o mar roubou uma quantidade considerável de espaço à terra nos últimos 90 anos do século XX.

placeholder-1x1

O problema mundial afeta também a cidade italiana dos canais e está a atingir o seu principal objetivo: chamar a atenção de todos para esta problemática. De facto, as mãos – com cerca de 2500kg cada – estão a ser massivamente fotografadas não só por turistas como pelos próprios habitantes de Veneza.

As mãos que serviram de molde ao artista Lorenzo Quinn foram as do seu próprio filho de onze anos. A obra demorou três semanas a ser construída e foi transportada de barco até ao local onde se encontram no Grande Canal de Veneza.

placeholder-1x1

Está cidade italiana está em risco de desaparecer, uma vez que as 118 ilhas que fazem parte da cidade estão alicerçadas em pilares de madeira e de mármore apoiados em lama. O problema, segundo algumas previsões, pode ser bem real já no fim do primeiro século dos anos 2000.

Veja também: