Filomena Morais
Filomena Morais
19 Abr, 2017 - 06:27

Melgaço Alvarinho Houses vence prémio nacional de reabilitação urbana

Filomena Morais

O Melgaço Alvarinho Houses, empreendimento localizado em Paderne, Melgaço, é vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 na Categoria Melhor Intervenção de Uso Turístico.

Melgaço Alvarinho Houses vence prémio nacional de reabilitação urbana

Os proprietários do Melgaço Alvarinho Houses estão gratos a Correia/Ragazzi Arquitectos pela excelência e exímia paixão e dedicação que colocaram no projeto, e dedicam esta distinção conseguida no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 (PNRU) aos Autores do projeto, aos seus Hóspedes e a Melgaço.

Alvarinho Houses é vence a melhor intervenção de uso turístico

Situado a apenas 4 Kms da histórica vila de Melgaço, no concelho mais a norte Portugal em pleno coração do Alto Minho, o Melgaço Alvarinho Houses  – Agro-Turismo é um empreendimento rural pensado em homenagem à terra mãe do Vinho Verde Alvarinho.

placeholder-1x1

Fonte: Melgaço Alvarinho Houses

Com duas villas – Casa Clérigo e Casa das Vigotas – e um piscina  sazonal partilhada, envoltas de vinha e montanha numa área alargada, o empreendimento oferece uma sensação de pura tranquilidade que encanta todos os sentidos. A Casa Clérigo (villa T2) é de estilo rústico e conta com uma história secular. A Casa das Vigotas (villa t3)  é de estilo contemporâneo.

placeholder-1x1

Fonte: Melgaço Alvarinho Houses

placeholder-1x1

Fonte: Melgaço Alvarinho Houses

Com kitchenettes totalmente equipadas e zonas de refeições e de estar em plano aberto, as casas possuem quartos, com wc completos; espaços equipados e decorados de forma aconchegante, que convidam ao pleno desfrute e descanso.

O espaço exterior onde se vislumbra a vizinha Espanha, é todo ele pleno de recantos e de encanto. A vinha, os socalcos, o regato e a piscina são apenas alguns tesouros que existem para serem sentidos.

Geograficamente, o Melgaço Alvarinho Houses situa-se a 150 km do aeroporto do Porto e 100 km da cidade de Viana do Castelo, 110 km da cidade de Braga, e a 22 km de Castro Laboreiro.

placeholder-1x1

Fonte: Melgaço Alvarinho Houses

placeholder-1x1

Fonte: Melgaço Alvarinho Houses

O Agroturismo Melgaço Alvarinho Houses abriu portas aos hóspedes em Junho 2016. A ideia de o criar foi fruto do “sonho” dos seus proprietários – dois casais,  Filipa e Rui, Lurdes e Pedro. Na sua génese está não só o desejo de reavivar um património arquitetónico com mais de dois séculos de história, bem como a paixão pelo bem receber, e o amor às origens dos irmãos Filipa e Pedro, e do bem querer de todos a Melgaço.

A arquitetura, da autoria de Correia/ Ragazzi Arquitetos, é uma mais valia do empreendimento. Destaca-se a  sua integração na paisagem/ território (através da valorização e reinterpretação das características originais deste secular território– socalcos, vinha), o caráter de cada casa e a  versatilidade da adega. Gostava de ver esta maravilha por si mesmo?

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Com um número recorde de 82 candidatos, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, iniciativa integrada na Semana da Reabilitação de Lisboa distingue, segundo a organização, “os melhores projetos de reabilitação urbana no nosso país”. A seleção contou com um júri composto por arquitetos reconhecidos a nível nacional.

Co-organizado pela Vida Imobiliária e a Promevi, o PNRU conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, através da Direção Geral do Património Cultural. O prémio foi lançado em 2013.

Veja também: