Publicidade:

É o melhor professor de Portugal? Pode ganhar 30 mil euros

Portugal vai entrar num prémio internacional que distingue o melhor professor em vários países. O prémio nacional é de 30 mil euros.

É o melhor professor de Portugal? Pode ganhar 30 mil euros
Saiba como concorrer

O Global Teacher Prize é uma iniciativa da Fundação Varkey, patrocinada pelo xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, emir do Dubai, que se realiza desde 2015. O prémio é de um milhão de dólares anuais, que são entregues a um professor excepcional. É o melhor professor de Portugal? Então, saiba como concorrer ao prémio nacional e levar 30 mil euros para casa.

Nobel da educação


Este prémio, que é reconhecido como o “Nobel da Educação”, chega a professores em 120 países e “serve para sublinhar a importância dos educadores e celebrar os seus feitos em todo o mundo. Reconhece o impacto que os melhores professores têm não só nos seus alunos mas na comunidade em que se inserem”, como explica a organização.

Este ano, Portugal aderiu pela primeira vez a este prémio com o objectivo de valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do nosso país. É um dos primeiros países da Europa a fazê-lo.

“Cada professor, como protagonista da educação, tem diariamente em mãos a possibilidade de fazer a diferença, e com ela, uma imensa responsabilidade”, sustentam os responsáveis do Global Teacher Prize Portugal, que vai realizar-se em parceria com a Fundação Galp e a Fundação Calouste Gulbenkian, e premiar o melhor professor do país com 30 mil euros. Esse docente tem também acesso direto à eleição do Global Teacher Prize.

É professor e desenvolveu alguma solução inovadora em contexto escolar? Então se calhar deveria candidatar-se.

As candidaturas estão a decorrer até 10 de março e destinam-se a professores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 12.º ano, de todas as áreas e tipos de ensino (público, particular, cooperativo e especial), que leccionem em Portugal ou em instituições nacionais.

Os finalistas são anunciados a 19 de abril e o professor vencedor é conhecido a 3 de maio.

Para se candidatar basta ir à página oficial do Global Teacher Prize Portugal e dizer porque deveria ganhar.

Veja também: