Clara Henriques
Clara Henriques
19 Nov, 2013 - 09:13

Menos pessoas a receber o subsídio de desemprego em Outubro

Clara Henriques

Há menos quatro por cento de pessoas a receber o subsídio de desemprego em Portugal. Os dados foram avançados no passado dia 15 de Novembro.

O desemprego em Portugal volta a subir

Os dados são da segurança social e foram avançados no passado dia 15 de Novembro. O número de beneficiários do subsídio de desemprego a receber as várias prestações registou uma queda de 4% em outubro, face ao mês anterior.

As notícias chegam numa altura em que também está na ordem do dia a saída da recessão técnica. A economia portuguesa está a registar números positivos há três trimestres consecutivos, o que fez com que os dados divulgados na passada semana apontem para uma saída da recessão, embora seja ainda uma saída técnica. 


Segundo os dados divulgados na página da segurança social, em Outubro os beneficiários do subsídio rondavam os 376 mil. Com a queda de 4%, em outubro foram atribuídas 312,855 prestações de desemprego. Fazendo os cálculos, foram menos 14,458 beneficiários face ao mês de Setembro.

Alguns dados relevantes

Os números avançados pela Segurança Social não incluem só o subsídio de desemprego, mas também o subsídio social de desemprego inicial, o subsídio social de desemprego subsequente e o prolongamento do subsídio social de desemprego. Todas estas prestações deram um somatório de 487,03 euros relativamente aos 507,00 euros observados no ano de 2012.

Saiba ainda que:

  • O Porto é o distrito que regista o maior número de beneficiários de prestações de desemprego. Em Outubro foram atribuídos subsídios a cerca de 82 mil pessoas.
  • Lisboa é o segundo distrito com maior número de beneficiários de prestações de desemprego, registando 76 mil beneficiários.