Nuno Margarido
Nuno Margarido
01 Fev, 2017 - 10:32

Mercado imobiliário disparou em 2016

Nuno Margarido

O mercado imobiliário registou um crescimento de cerca de 50% nos últimos dois anos. Mas… podia ter sido melhor?

Mercado imobiliário disparou em 2016

O gabinete de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) revelou que o mercado imobiliário disparou em Portugal com registos entre os 20% e os 25% em todas as transações imobiliárias no país (urbanas, rúticas e mistas) realizadas em 2016. Números que apontam para um crescimento de cerca de 50% em apenas dois anos.

Os números são animadores mas o crescimento poderá manter-se e até acelerar. Segundo a APEMIP, em 2017 o mercado imobiliário português irá crescer na ordem dos 30%.

Os números do mercado imobiliário português, apesar de positivos, ficam “aquém da expetativa”. Quem o afirma é Luís Lima, presidente da APEMIP: “A minha estimativa de crescimento para o ano de 2016 rondava os 30 a 35% o que não aconteceu devido a algumas situações que provocaram retração e desconfiança junto dos investidores”, disse.

O dirigente refere-se ao adicional do Imposto Municipal sobre imóveis (IMI) e ao problema de credibilidade que se está a criar devido aos atrasos na concessão de vistos de residência, ao abrigo do programa de Autorização de Residência para Atividades de Investimento (Vistos Gold). “Se não fossem estes dois casos, creio que o crescimento teria sido ainda maior”, sublinhou.

Apesar de tudo, 2017 tem tudo para ser um ano ainda melhor do que 2016.”A retoma do sector imobiliário está mais do que estabelecida e é um mercado com enorme potencial de valorização e de descentralização do investimento nacional e estrangeiro para outras regiões do país, continuando a haver uma aposta na reabilitação urbana para recolocação destes imóveis no mercado, através do arrendamento urbano ou do alojamento local”, concluiu.


Veja também: