Hugo Moreira
Hugo Moreira
16 Jun, 2011 - 00:00

Mercado único de pagamentos

Hugo Moreira

São 24, os bancos europeus que procuram apoio da Comunidade Europeia para a criação de um mercado único de pagamentos. Estão associados ao projecto Monnet, que tem como objectivo a criação de um mercado interno de pagamentos com cartão de crédito na Europa.

Mercado único de pagamentos

Foi ontem que decorreu em Bruxelas a conferência “O papel e a regulamentação das taxas interbancárias dos cartões de crédito europeus”, em que os bancos solicitaram à Comunidade Europeia que fossem tomadas medidas de forma a esclarecer as taxas multilaterais de intercâmbio para a viabilização do projeto Monnet.

O projecto Monnet conta com o envolvimento de 24 bancos europeus, nomeadamente da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal que é representado pela SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços.

Este projecto visa facilitar de forma eficaz a concorrência no mercado de regime de pagamentos, de forma a criar um mercado interno de pagamentos com cartão de crédito na Europa, motivando a competitividade da economia europeia, através da contribuição dos bancos europeus de forma a introduzir com sucesso a SEPA – Single Euro Payments Area.

Entre as vantagens mais apontadas temos a prevenção de fraudes, proporcionando segurança aos portadores de cartões e comerciantes, assim como, manter os níveis de serviço existentes e baixos níveis para as taxas de comerciantes, à escala europeia.