Nuno Margarido
Nuno Margarido
28 Set, 2016 - 09:04

1,2 milhões de doses gratuitas de vacina contra a gripe

Nuno Margarido

O Serviço Nacional de Saúde vai distribuir, a partir de outubro, 1,2 milhões de doses de vacina contra a gripe de forma gratuita.

1,2 milhões de doses gratuitas de vacina contra a gripe

São 1,2 milhões de doses de vacina contra a gripe para distribuir, de forma gratuita, para pessoas a partir dos 65 anos e para internados em instituições. A distribuição será feita pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e arranca já em outubro.

A informação foi revelada através de um comunicado da Direção-Geral de Saúde (DGS) onde, para além de se relevar o número de doses de vacina contra a gripe, também se destaca que estas não requerem receita médica nem pagamento de taxa moderadora.

Segundo a DGS, as vacinas distribuídas pelo Serviço Nacional de Saúde foram selecionadas em concurso e são de marcas comerciais que também estarão disponíveis em farmácias.

Já no que diz respeito a receitas médicas da vacina contra a gripe, fique a saber que estas têm validade até 31 de dezembro, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.

A gripe é uma infeção respiratória aguda muito contagiosa, causada por um vírus que não é específico dos humanos. A mortalidade associada à doença pode ser elevada em indivíduos mais idosos ou muito jovens e também em indivíduos com patologias respiratórias, cardiovasculares, renais, diabetes, entre outras. Já a gravidade da doença pode ser devida ao próprio vírus ou a infeções bacterianas que se surgem após uma gripe.


Veja também: