Belinda Sá
Belinda Sá
18 Set, 2017 - 11:01

2,3 milhões de portugueses têm conta poupança

Belinda Sá

Há 20 anos que o estudo tem conquistado a confiança do mercado, quando se trata de saber mais sobre os comportamentos financeiros dos portugueses.

2,3 milhões de portugueses têm conta poupança

Depois de ter sido atualizado, sobretudo quanto à recolha de dados e a metodologia utilizada para a análise, a evidência mais recente mostra que mais de 2,3 milhões de cidadãos portugueses, residentes em Portugal Continental, possuem uma conta poupança.

A amostra corresponde a um leque variado de cidadãos portugueses inseridos em diferentes contextos sociais. No final, a conclusão é de que a ocupação profissional e a classe social da qual os indivíduos fazem parte são dois fatores que acabam por proporcionar comportamentos e hábitos de poupança mais heterogéneos. Já em termos de sexo e região, constata-se que não existem diferenças relevantes.

Desta forma, 47% dos detentores de conta poupança dizem respeito a quadros médios e superiores, sendo que os técnicos especializados e pequenos proprietários, por sua vez, surgem logo de seguida, com uma taxa de 45,7%.

Em termos de classe social, há uma diferença notória: apenas 24,8% das contas poupança são de portugueses pertencentes a classes média baixa e baixa, em contraste com 44,1% das classes alta e média alta.

Veja também: