Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
21 Jul, 2016 - 08:10

Minipreço é o único hipermercado sem produtos transgénicos

Júlia de Sousa

Um estudo feito pela Plataforma Transgénicos Fora revelou que o Minipreço é o único supermercado, de dez, que não vende alimentos transgénicos.
 

Minipreço é o único hipermercado sem produtos transgénicos

Uma boa notícia: o Minipreço não comercializa qualquer produto que incorpore transgénicos.A conclusão surge depois da avaliação que a Plataforma Transgénicos Fora conduziu nas dez maiores cadeias de hipermercados nacionais com o intuito de avaliar onde existem mais produtos transgénicos.

Os hipermercados foram avaliados relativamente ao risco a que a que expõem os seus clientes na compra de alimentos transgénicos. A análise decorreu em superfícies comerciais em Lisboa e no Porto e apenas um dos hipermercados avaliados preencheu os requisitos da avaliação: o Minipreço.

Significa isto que, à data da avaliação, o Minipreço não comercializava “qualquer marca de óleo com soja transgénica, incluindo na sua marca própria”, conforme se pode ler no comunicado publicado pela plataforma. Além de obter a melhor classificação, o Minipreço tem “definida e implementada uma política explícita de exclusão de transgénicos em toda a sua gama minipreço”, diz ainda o comunicado.

Em segundo lugar nesta avaliação ficaram os supermercados Jumbo e o El Corte Inglés (em ex-aequo), com menos dois pontos do que o Minipreço. A segunda posição deve-se ao facto de não protegerem completamente os seus clientes, visto que, embora excluam os transgénicos das suas marcas próprias, comercializam outras marcas que usam transgénicos.

Aldi e o Froiz ocupam o 4.º lugar e em 6.º lugar ficou o Lidl. Este último, o Lidl, distinguiu-se dos anteriores por permitir soja transgénica no óleo alimentar mais barato que tem à venda. Seguem-se depois os últimos quatro lugares ocupados pelos hipermercados Continente e o Pingo Doce (empatados em 7.º), E. Leclerc e o Intermarché, por esta ordem.

Veja também: