Inês Silva
Inês Silva
20 Mar, 2017 - 12:08

Politécnico de Leiria: cursos gratuitos online para todas as idades

Inês Silva

Há MOOC do Politécnico de Leiria disponibilizados na plataforma UP2U. São 20 novos cursos online e gratuitos para todas as idades.

Politécnico de Leiria: cursos gratuitos online para todas as idades

Os novos MOOC do Politécnico de Leiria inserem-se no Ciclo Inclusão que reúne mais de uma dezena de cursos curtos na área da inclusão, como “Normas de acessibilidade na web”, “Como interagir com uma pessoa cega”, “Comunicação aumentativa”, entre outros.

O objetivo dos cursos do Ciclo Inclusão é desmistificar e sensibilizar para a inclusão em diversos contextos da vida diária. O ciclo é formado por cursos rápidos e simples, onde são abordados conceitos, estratégias de interação e técnicas de acessibilidade que se destinam a qualquer pessoa, de qualquer idade.

Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria explica que “numa sociedade plural, inclusiva e democrática, devemos saber interagir com a diferença, e este Ciclo Inclusão foi pensado especificamente para promover a inovação social e a transferência de conhecimento para a sociedade civil”.

Os cursos resultam do conhecimento gerado em matéria de inclusão, tendo em conta os dez anos do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, a iACT – Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação, e, acrescenta ainda o responsável, “somos a nível nacional a instituição de ensino superior que mais estudantes com deficiência recebe”.

Os MOOC do Politécnico de Leiria fazem parte da política de responsabilidade social da instituição e estes novos cursos surgem de uma parceria entre a Unidade de Ensino a Distância (UED), o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), CRID e iACT.

O que são,  para quem são e como aceder?

Os MOOC, Massive Open Online Courses, são cursos gratuitos e de livre acesso.

Estes cursos são compatíveis com vários perfis de estudantes e com o público em geral e podem ser realizados de acordo com o ritmo individual, pois é o formando que gere o seu percurso.

Qualquer pessoa pode realizá-los, bastando registar-se na plataforma UP2U. Na plataforma também é possível consultar os pormenores dos diferentes MOOC do Politécnico de Leiria, sendo que os cursos vão ser disponibilizados de forma faseada durante o segundo trimestre do ano.

Veja também: