Júlia Rocha
Júlia Rocha
30 Nov, 2017 - 07:00

Agenda Cultural: Noite de Fado nas Aldeias do Xisto

Júlia Rocha

A Aldeia de Gondramaz vai receber uma noite de Fado de Coimbra. Saiba tudo sobre este evento e porque vale a pena visitar as Aldeias do Xisto.

Agenda Cultural: Noite de Fado nas Aldeias do Xisto

Já conhece as Aldeias do Xisto, especialmente a de Gondramaz, em Miranda do Corvo? Este projeto de desenvolvimento sustentável reúne um conjunto de aldeias (até agora, 27), que estão ligadas ao património cultural, social e arquitectónico da região.

Para aliar a beleza natural ao património cultural, o restaurante Pátio do Xisto, na aldeia de Gondramaz, concelho de Miranda do Corvo, vai receber uma noite de Fado de Coimbra. Uma excelente oportunidade para visitar uma zona do país tão castigada nos últimos meses, detentora de uma beleza natural em estado puro.

Este evento vai decorrer no próximo dia 2 de dezembro, sendo que consiste num jantar especial acompanhado pelo concerto do fado saudosista das ruas de Coimbra. António Ataíde é o fadista convidado, acompanhado por Bruno A. Costa na guitarra portuguesa e Nuno Botelho na viola de fado.

O preço é de 19,50€ por pessoa, e pode fazer a sua reserva através do 919759877. Para mais informações, siga este link.

Aldeias do Xisto: história e natureza

Estas aldeias localizam-se na região Centro do país, ao longo de 16 concelhos, e como o nome sugere, as construções são feitas de xisto, uma rocha tão proeminente nas regiões Norte e Centro de Portugal.

Estes territórios pertencentes a concelhos como Arganil, Góis, Pedrógão Grande, Miranda do Corvo, Fundão, Covilhã, entre outros, lutam pela preservação dos rastos de presença humana na zona do Zêzere, desde a época pré-histórica e ocupações romana, bárbara e moura da Península Ibérica.

placeholder-1x1

Com o objetivo de evitar a migração e a desertificação das aldeias, começa a levar-se a cabo um processo de reconstrução e repovoamento.

A aldeia anfitriã deste evento, Gondramaz, está localizada na vertente ocidental da Serra da Lousã. É sobretudo conhecida por ser um dos palcos principais das provas de BTT da Serra da Lousã.

Destaca-se pela tonalidade específica do xisto que cobre todos os edifícios e o pavimento, tornando-a numa das mais bem sucedidas intervenções de requalificação da Rede das Aldeias do Xisto, ao manter a grande maioria das construções originais.

JANTAR COM ESPETÁCULO DE FADO DE COIMBRA

Data: 2 de dezembro

Preço: 19,50€ por pessoa (inclui vinho da casa ou água)

Local: Restaurante Pátio do Xisto

Rua do Buda
3220, Gondramaz, Miranda do Corvo

Contacto para reservas: 919759877

Veja também: