Filomena Morais
Filomena Morais
22 Abr, 2017 - 07:28

Noruega vai ter o primeiro túnel para navios

Filomena Morais

A Noruega vai ter o primeiro túnel de navios. O início da construção está previsto para 2019 e terá um custo de 313 milhões de dólares.

Noruega vai ter o primeiro túnel para navios

O primeiro túnel de navios terá lugar na Noruega. A construção deverá ter início em 2019 e término em 2023 – pois, tem de esperar uns aninhos até poder aventurar-se. O projeto, com um custo de 313 milhões de dólares, contempla a escavação e construção de um túnel com cerca de 1,6 km para a passagem de navio que, deste modo, evitarão as águas turbulentas junto à costa noroeste da península escandinava.

placeholder-1x1

Inauguração prevista para 2023

O mar Stad é um dos mais perigosos da região e, por isso, um túnel reduzirá o risco de incidentes e acidentes, tornando a viagem mais segura tanto para os passageiros como para a carga e ainda permitirá a regularidade das viagens. Assim, as atividades comerciais e industriais da região sairão a ganhar.

As fortes tempestades daquela área geográfica chegam a assolar este mar mais de 100 dias por ano, o que prejudica a navegação, chegando mesmo a impedi-la. Com a construção deste túnel, as embarcações passarão entre a baía do estreito de Moldefjorden até Kjodepollen sem percorrer águas turbulentas. De acordo com o projeto, o trajeto terá a duração de 10 minutos.

placeholder-1x1

Tal como noticiou a CNN, este projeto representará muito mais do que um simples canal, já que permitirá a passagem de navios cargueiros e de cruzeiros a um ritmo de 5 embarcações por hora.

O projeto envolve a explosão de 8 milhões de toneladas de pedra e, embora os passageiros percam as vistas dos famosos fiordes, o trajeto subterrâneo tem todas as características para se tornar uma atração em si.

Veja também: