Ekonomista
Ekonomista
10 Abr, 2019 - 13:35

Vem aí uma nova gama de NIF e começa por 3

Ekonomista

Começa por 3 a sequência de nove números da nova gama de NIF. Fisco alerta empresas e comerciantes para adaptação atempada dos sistemas informáticos.

Vem aí uma nova gama de NIF e começa por 3

Numa nota informativa divulgada esta quarta-feira, a Autoridade Tributária (AT) revelou que vai começar a atribuir em breve uma nova gama do Número de Identificação Fiscal (NIF) às pessoas singulares, sejam cidadãos nacionais ou estrangeiros.

Em causa estão NIF da gama 3, que começarão a ser atribuídos pela Administração Fiscal a partir de junho deste ano.

A AT alerta que os sistemas informáticos terão de ser atempadamente adaptados a esta alteração. Isto é, todas as entidades em que exista a necessidade de colocar o NIF como é o caso de comerciantes, contabilistas, bancos, e empresas que processam salários, terão de adaptar os respetivos programas informáticos.

Recorde-se que tanto o NIF como NIPC (Número de Identificação de Pessoa Colectiva) são constituídos por nove dígitos, sendo que o primeiro tem significados diferentes: 1 ou 2 (pessoa singular ou empresário em nome individual), 5 (pessoa colectiva), 6 (pessoa colectiva pública) e 9 (pessoa colectiva irregular ou número provisório).

Veja também: