Clara Henriques
Clara Henriques
24 Set, 2014 - 08:15

Nova nota de 10 euros já entrou em circulação

Clara Henriques

Já entrou em circulação a nova nota de 10 euros que, apesar de ser muito semelhante à actual, existem alguns equipamentos que ainda não estão preparados para reconhecer a nova nota.

Nova nota de 10 euros já entrou em circulação

Desde ontem há uma nova nota de 10 euros a circular. Segundo notícia avançada, o Banco de Portugal refere que apesar de ontem ter entrado em circulação a nova nota de 10 euros, nem todos os equipamentos de pagamentos vão estar ainda aptos para receber as novas notas.

João Amaral Tomaz, o administrador do Banco de Portugal referiu na conferência de imprensa de apresentação da nova nota de 10 euros que “não podemos garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros”, ressalvando ainda que “apesar de todo o trabalho efetuado para que o lançamento da nova nota fosse feito sem contratempos, temos a certeza quase absoluta de que não haverá a cobertura total e que nem todos os equipamentos amanhã terão notas disponíveis”.

Esta nova nota de 10 euros foi lançada em 18 países da zona euro e foi preparada para ter maior segurança contra possíveis falsificações. Pedro Marques, director adjunto do departamento de emissão e tesouraria do Banco de Portugal, disse na mesma conferência que “o problema é que os equipamentos de pagamento são dos comerciantes ou das empresas que têm parques de estacionamento”. Assim sendo, “o Banco de Portugal não pode obrigar a que tenham máquinas de vending“.

Veja também:

Artigos Relacionados