Publicidade:

Haverá novas notas de 100 e 200 em circulação esta terça-feira

As novas notas têm a mesma cor, mas são mais pequenas. Além disso, têm novos elementos de segurança.

Haverá novas notas de 100 e 200 em circulação esta terça-feira
Vão circular em simultâneo com as antigas, não sendo necessário trocá-las

Após o BCE as ter apresentado ao público a 17 de setembro de 2018, as novas notas de 100 e 200 euros vão entrar em circulação já esta terça-feira, dia 28 de maio.

Fica, assim, concluída a implementação da série Europa do euro, que se iniciou em 2013, e que decorreu de forma gradual, ao longo de vários anos e por ordem crescente de denominação das notas.

Recorde-se que a primeira nota da série Europa, de 5 euros, entrou em circulação, em Portugal e nos restantes países do euro, em 2 de maio de 2013, seguindo-se a nota de 10 euros, em 23 de setembro de 2014, e a nota de 20 euros, em 25 de novembro de 2015. Já a nota de 50 euros, por seu turno, entrou em circulação em 4 de abril de 2017. É de referir que esta série não terá nota de 500 euros.

Em termos de altura, as novas notas de 100 e 200 euros são mais pequenas que as anteriores, passando a ter o mesmo tamanho das de 50 euros. Já o comprimento mantém-se inalterado.

Além disso, as novas notas contêm elementos de segurança novos e inovadores: um holograma-satélite na parte superior da banda prateada que expõe pequenos símbolos do euro (€) que se movem em torno dos algarismos representativos do valor da nota e que se tornam mais nítidos quando são expostos a luz direta.

A banda prateada exibe também um retrato de Europa (figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente europeu), o motivo arquitetónico (as de 100 com desenho em estilo Barroco e Rococó e as de 200 a retratar a arquitetura em ferro e vidro do século XIX) e um símbolo do euro de grande dimensão. Incluem também um número esmeralda melhorado.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].