Nuno Margarido
Nuno Margarido
16 Jul, 2017 - 07:14

Esta novidade na Netflix pode ser o futuro da televisão

Nuno Margarido

Há uma novidade na Netflix que demonstra bem aquele que pode ser o futuro da televisão. Uma série… interativa.

Esta novidade na Netflix pode ser o futuro da televisão

O Gato das Botas é uma série em pleno destaque nos últimos tempos. Porquê? Porque demonstra uma novidade na Netflix que pode mesmo vir a ser o futuro da televisão – a interatividade. As possibilidades são imensas e permitem que o utilizador escolha o rumo – e, consequentemente, o final – da série. O primeiro episódio com esta possibilidade chama-se Gato das Botas: Preso num conto épico.

Há uma novidade na Netflix que está a dar que falar

placeholder-1x1

Antigamente, várias novelas foram produzidas da mesma forma. No final da novela a pergunta era lançada aos espetador e quem quisesse poderia contribuir para a decisão da história através de um simples telefonema. A ideia, porém, parecia esquecida no tempo… até à recente novidade na Netflix que deixa antever o futuro da televisão.

“A forma como as crianças assistem a filmes é bastante particular. Eles conversam com o ecrã. Querem uma história que possam tocar, interagir”, explicou Carla Fisher, diretora de inovação de produtos, através de um post no site oficial da Netflix.

Agora, basta pegar no comando da televisão ou no tablet para decidir qual o rumo que a história deve tomar. Ao longo da animação, a criança terá 13 momentos de escolhas. A depender das cenas escolhidas pelos pequenos, a narrativa pode durar de 18 a 39 minutos.

Para além de conferir mais poder às crianças, a interatividade da história permite que estas discutam e decidam que opções tomar. Pode trazer alguns problemas? Sim. Pode potenciar uma maior capacidade argumentativa às crianças? Também!

A próxima animação de narrativa aberta será o About Buddy Thunderstruck: The Maybe Pile, que estreou a 14 de julho. O filme terá quatro finais possíveis. No próximo ano será lançado também o Stretch Armstrong: The Breakout, ainda sem data confirmada.

Veja também: