Publicidade:

Porto Editora lança novo dicionário de chinês

A Porto Editora acaba de disponibilizar, no site Infopédia.pt, o novo dicionário de chinês. Saiba mais sobre o lançamento e aprenda um novo idioma.

Porto Editora lança novo dicionário de chinês
Explore a língua chinesa online

No dia em que se celebrou o Ano Novo Chinês, a Porto Editora lançou online o novo dicionário de chinês. Quer saber mais? Descubra aqui toda a informação.

Novo dicionário de chinês disponível na Infopédia


Os novos dicionários online Português-Chinês/Chinês-Português, alojados na plataforma Infopédia.pt, foram trabalhados tendo por base o dicionário bilingue em formato de papel – publicado pela Porto Editora, em maio de 2010.

Quase oito anos depois, um novo dicionário chinês nasce para refletir o apuro linguístico feito ao longo do tempo pela Porto Editora e pela autora Ana Cristina Alves.

Este novo dicionário de chinês apresenta mais de 25 500 entradas e exemplos, e cerca de 36.500 traduções.

Considerada a maior base lexicográfica em língua portuguesa, a Infopédia.pt aumenta para 24 dicionários disponíveis, relacionando a língua portuguesa com outros sete idiomas – inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, neerlandês e, agora, também o chinês.

 Chinese

A língua chinesa é a mais falada no mundo

O idioma chinês é a língua que mais é falada no mundo, embora não seja a mais difundida. Cerca de 870 milhões de pessoas utilizam o chinês como língua materna e 180 milhões como segundo idioma.

O mandarim é um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo utilizado nas reuniões oficiais e na produção de documentos.

O chinês mandarim é a língua oficial da República Popular da China aonde se denomina putonghua, que significa “idioma comum”.

Por ser uma língua dominante no leste da Ásia, o chinês influenciou vários idiomas vizinhos, como o japonês, o vietnamita e o coreano.

A diversidade da língua chinesa


O Chinês faz parte da família das línguas sino-tibetanas e é composto por uma grande variedade de dialetos. A língua mantém a sua uniformidade por causa da origem e escrita comuns, transcrevendo palavras e não sons.

É um idioma bastante tonal, onde a mesma palavra pode ter diferentes significados, de acordo com o tom utilizado.

Curiosidades sobre a escrita chinesa

A escrita chinesa é logográfica e possui caracteres únicos (símbolos ou logogramas), que reproduzem significados, e cada caracter pode ser pronunciado de uma forma completamente distinta de acordo com o dialeto utilizado.

A escrita chinesa é composta por 80.000 caracteres, chamados de hanzi, dos quais apenas aproximadamente 7.000 são utilizados no uso corrente. Para ler um jornal, por exemplo, é necessário conhecer de 2 a 3 mil caracteres.

Comece hoje mesmo a descobrir este idioma milenar. Explore o novo dicionário de chinês da Porto Editora disponível no site Infopédia.pt.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.