Publicidade:

Número máximo de alunos nas turmas do secundário baixa para 28

Na sequência da redução que já está a ser operada no ensino básico, também as turmas do secundário e do ensino profissional vão ser mais pequenas.

Número máximo de alunos nas turmas do secundário baixa para 28
Medida já vai ser aplicada no próximo ano letivo

A partir do próximo ano letivo, a dimensão máxima das turmas do ensino secundário vai ser reduzida, à semelhança do que já está a acontecer no 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, revelou o Ministério da Educação através de despacho.

Em vez do mínimo de 26 alunos e um máximo de 30, o número de estudantes por turma baixará para os valores existentes antes dos anos da troika: respectivamente, 24 e 28. Recorde-se que o aumento de alunos por turma foi uma das medidas de optimização dos recursos humanos adoptada pelo anterior Governo – que contribuiu para a redução de docentes.

É de sublinhar que também as turmas do ensino profissional passarão a ter entre 22 e 28 alunos em vez de um mínimo de 24 e um máximo de 30.

No mesmo despacho, o Ministério refere que prevê que as turmas do ensino secundário sejam ainda mais reduzidas quando incluam alunos com necessidades específicas. A medida implicará um investimento do Estado de cerca de 83 milhões de euros.

Veja também: