Clara Henriques
Clara Henriques
24 Set, 2013 - 15:14

O desemprego em Portugal volta a subir

Clara Henriques

Apesar da economia ter vindo a apresentar alguma retoma, o desemprego em Portugal ainda é uma das questões mais preocupantes.

O desemprego em Portugal volta a subir

Os dados são factuais. O desemprego em Portugal aumentou 3,2% face a Agosto de 2012.

Embora os dados de Julho tenham sido animadores, a verdade é que o desemprego em Portugal ainda não se encontra numa curva ascendente. De acordo com os dados mais recentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de inscritos nos centros de emprego em Agosto era de 695.065, o que corresponde a um aumento de 1% face a Julho deste ano.

Os empregos sazonais

Os dados do desemprego em Portugal sofreram uma ligeira alteração no início do verão. Mas é fácil perceber porque isto acontece. A verdade é que a época de verão possibilita a criação de postos de trabalhos sazonais, que acabam por alterar um pouco os números das pessoas inscritas no centro de emprego. Finda esta época, há um novo aumento do desemprego, aumento esse que se está a registar agora.

Sabia que…

– Os 695.065 desempregados registados em agosto correspondem a 79,1% do total de 879.113 pessoas que se inscreveram para pedir emprego.

– A subida do desemprego em termos homólogos foi generalizada a todas as regiões, com excepção do Algarve, região de veraneio do sul de Portugal, onde se registou uma redução de 6,9%.

Veja também: