Inês Silva
Inês Silva
18 Dez, 2017 - 04:00

Outplanr: uma app para aumentar a produtividade das equipas

Inês Silva

A Outplanr, startup portuguesa, desenvolveu uma app que promete ajudar a equilibrar o trabalho de equipa sem stress. Saiba mais.

Outplanr: uma app para aumentar a produtividade das equipas

Tendo em conta a cada vez maior pressão no meio laboral, a startup portuguesa Outplanr, incubada na Startup Lisboa, lança agora a sua app que vai permitir às equipas planearem e gerirem a sua semana de trabalho de forma equilibrada e sem horas extra, melhorando assim a produtividade e evitando o burnout dos colaboradores.

A app Outplanr foi desenvolvida para responder à necessidade de mercado das apps de produtividade de cruzar longas listas de tarefas com a disponibilidade diária de cada elemento da equipa.

Conseguindo visualizar como as listas de tarefas se refletem em dias efetivos de trabalho, assegura-se que todos os membros das equipas têm os seus dias de trabalho perfeitamente preenchidos e sem necessidade de efetuarem horas extra.

Esta é uma aplicação inteiramente desenvolvida em Portugal, disponível num modelo de subscrição através da internet, disponibilizando ainda aplicações móveis para as plataformas Android e iOS. A aplicação está disponível em outplanr.com.

Outplanr: “equipas mais felizes e “sem stress”

Em 2014, investigadores da Universidade de Stanford demonstraram que as equipas trabalhavam o mesmo ou mais numa semana normal de trabalho do que quando trabalhavam mais 27% de horas extra.

Efetivamente, ter os dias equilibrados sem que haja uma rotina de horas extra, faz com que os colaboradores se sintam melhores e mais apreciados. Assim, trabalhar menos horas e haver uma flexibilização na organização dos projetos e tarefas pode proporcionar equipas mais felizes, produtivas e saudáveis e até que haja uma maior retenção de profissionais nas empresas.

Ao evitar as horas extra no trabalho e uma auto-gestão das tarefas, é possível reduzir as hipóteses dos colaboradores entrarem em stress e em estado burnout, poupando as empresas de gastos extra associados.

O que é o burnout?

O síndrome de burnout é um desgaste psicológico e físico que, muitas vezes, é derivado do stress acumulado devido à atividade profissional.

As causas deste stress no trabalho derivam do excesso de horas e volume de trabalho, da reorganização do trabalho e da limitação de gestão própria do trabalho, entre outras causas.

Muitas vezes, ter excesso de horas laborais não significa ter excesso de trabalho, mas sim ter este trabalho mal organizado e planeado, pelo que, deixando as equipas auto-organizarem-se é uma mais-valia para a empresa e reforça a motivação da equipa.

Veja também: