Hugo Moreira
Hugo Moreira
28 Mar, 2011 - 00:00

Pagamento com cartão – Restaurantes querem cobrar taxa

Hugo Moreira

Os restaurantes pretendem passar a cobrar os pagamentos feitos quer com cartão de crédito ou débito.É nesse sentido que a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares em Portugal (AHRESP) reúne hoje para alterar a lei.

Pagamento com cartão - Restaurantes querem cobrar taxa

A grande luta do sector da restauração é que as empresas que têm a operação dos meios de pagamentos electrónicos ofereçam taxas mais baixas. Nesse sentido a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares em Portugal (AHRESP) realiza hoje uma reunião para solicitar a alteração da lei assim como outras reivindicações.  Foi falado que a ideia era que os clientes passassem a pagar uma taxa sempre que quisessem pagar com cartão de crédito ou de débito.

No entanto, a associação vem desmentir e apenas defende taxas mais baratas no uso do multibanco, e compara-se a outros países europeus, onde as taxas são bem mais baixas, como é o caso da vizinha Espanha. No entanto, a cobrança aos clientes das taxas do multibanco estava icluida nas propostas para reduzir os custos de contexto.

Além disso, com a crise e o preço das matérias-primas a subir rapidamente a nivel internacional é necessário acabar com as pequenas despesas, que é o caso de pacotes de açúcar e pacotes pequenos de manteiga. A associação também luta contra as taxas de ocupação da via pública, referente a toldos e esplanadas.

Nesta reunião as propostas em cima da mesa são: a suspensão da certificação energética e a medição da qualidade do ar, paridade do IVA com Espanha, combate à evasão e fraude fiscal, geradoras de concorrência desleal, tarifário eléctrico especial na baixa tensão, eliminação das instalações sanitárias públicas e aumento dos preços de venda.